sexta-feira, 18 de maio de 2018

Arranhador Gato

Os arranhadores para gatos são um brinquedo necessário e fundamental para qualquer felino. Os felinos precisam de afiar as suas unhas, arranhar e ter um lugar que seja deles, por isso se não quer começar a ver os seus móveis a estragarem-se, o arranhador é a solução.
Os gatos arranham objetos para comunicar com outros gatos e com os humanos, desta forma deixam mensagens visíveis e de cheiro. Além disso, o processo de arranhar é muito importante para o seu pet, pois também faz parte dos seus processos de limpeza, higiene, brincadeira e liberação emocional.
Sabemos que os arranhadores para gatos podem ser caros, mas como se trata de um objeto de primeira necessidade para o seu amigo felino, no Perito Animal queremos ensiná-lo a fazer um arranhador caseiro para gatos. Um lugar onde o seu pet irá sentir-se seguro, irá se divertir e onde poderá afiar as suas unhas, deixando todos os seus móveis livres de perigo.

Passos a seguir de Arranhador Gato:

Fazer um arranhador caseiro para gatos é muito mais fácil do que pensa, para isso, a primeira coisa que tem de pensar é no design que quer para o seu arranhador. Existem muitos tipos de arranhadores
pelo que uma ajuda seria pesquisar alguns modelos para tirar ideias, para além de ter em conta o espaço que tem disponível em casa assim como as necessidades do seu gato.
Pode ir até a algumas lojas de animais ou procurar na internet para escolher o modelo adequado. Tenha em conta que o seu pet não vai ser muito exigente e ficará feliz com qualquer modelo que você fizer. A única coisa que é imprescindível no arranhador é ter uma zona áspera para arranhar e uma zona acolchoada e suave para o seu gato descansar.
Uma vez que tenha decidido que tipo de Arranhador Gato quer fazer, o seguinte passo é reunir todo o material. Como já referimos, ficará surpreendido com o quão econômico e fácil é fazer você mesmo um arranhador caseiro para gatos. Confira de seguida os materiais necessários para fazer o arranhador para gatos:
  • Tubos
  • Pedaços de madeira
  • Tecido suave
  • Tapete áspero (opcional)
  • Barbante
  • Enchimento acolchoado
  • Parafusos
  • Fixações em “L”
  • Cola de contato
  • Grampeador para estofar
Os tubos podem ser tanto de plástico como de papelão, o importante é que sejam suficientemente fortes para suportar a estrutura que deseja fazer. O número de ferramentas vai depender do quão simples ou complexo deseja fazer o arranhador do seu amigo felino.
Para fazer o arranhador para gatos, comece por colocar as fixações em “L” na base do tubo. O número de fixações que deverá colocar em cada tubo, vai depender do peso que eles tiverem que suportar assim como do diâmetro do tubo. No nosso caso colocamos três fixações em cada ponta dos tubos.
Uma vez que tiver feito isto, o seguinte passo é forrar os tubos com barbante. Esta é a parte mais importante do arranhador para o seu pet, por isso faça-o com cuidado e carinho. Prenda a ponta da corda em uma das fixações e, depois de colocar cola de contato ao redor do tubo, enrole o barbante apertando bem em cada volta.

Truques e conselhos:

  • A cada 5-10 voltas que der com o barbante, dê uma batidinha com um martelo para se certificar que fica bem compacta. Assim, quando o seu gato começar a arranhar será mais difícil fazer buracos.
  • Quando estiver a usar a cola de contato, é recomendável usar uma máscara, pois algumas destas colas são muito fortes e podem provocar-lhe dores de cabeça.
Depois de forrar os tubos necessários para fazer o seu arranhador, o próximo passo é montar a estrutura. Para isso, fixe muito bem os tubos aos pedaços de madeira. Lembre-se que pode fazer um arranhador simples com uma base e um tubo ou uma estrutura muito mais complexa com andares e caixas.
Se fizer um arranhador de vários andares, tenha em conta que deve ter muito cuidado com as medidas. Certifique-se de que tudo coincide e utilize um nível para confirmar que a base e os andares estão direitos e alinhados.
Agora chegou a hora de começar a acondicionar a base do arranhador para gatos.
Se o seu arranhador caseiro tiver mais de um andar, recomendamos que para a base utilize um tecido grosso ou um tapete que seja áspero, como os dos carros ou das entradas das casas, por exemplo. Desta forma, o seu gato também poderá arranhar e afiar as suas unhas nesta zona do arranhador. Se, pelo contrário, se tratar de um arranhador simples vá diretamente para o próximo passo.
Para colocar o tapete, primeiro corte a peça com as medidas certas e faça os cortes para encaixar bem nos tubos. Cole o tapete à base de madeira utilizando a cola de contato. Depois, dê algumas batidinhas com um martelo para eliminar os espaços com ar que possam ter ficado.
Para forrar as partes suaves do seu arranhador caseiro, tem apenas que cortar os pedaços de tecido seguindo as medidas de todas as superfícies e utilizar o grampeador para isso. Esta ferramenta vai permitir-lhe ajustar o tecido às bordas da madeira e fixá-la.
Quando chegar às partes em que tem tubos intercalados, a única coisa que terá de fazer é cortes no tecido que depois poderá unir com o grampeador. Se não ficar forrado perfeitamente não se preocupe porque o seu pet gostará e de certeza que será o gato mais feliz do mundo quando for descansar e dormir no arranhador que está fazendo para ele.
Lembre-se que para colocar o enchimento, terá apenas que o introduzir e repartir de forma uniforme por toda a superfície que está forrando, antes de grampear a última borda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário